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quarta-feira, 31 de julho de 2013

Árvore mutilada na Inajar de Souza


Passando pela avenida Inajar de Souza, altura do nº 4.700, hoje pela manhã registrei esta curiosidade. Como sou leigo no assunto sobre jardinagem, resolvi colocar neste post as fotos para analise de algum especialista no assunto -espero que algum acompanhe nosso blog- que possa dar uma opinião especializada.

Como leigo, acredito que a poda desta árvore por um "profissional" da PMSP efetuada há alguns dias atrás foi feita de maneira errada. O galho que ficou está direcionado para a calçada, atrapalhando a circulação de pedestres e muito em breve alcançará os fios da rede elétrica.

A foto abaixo mostra como foi feita a poda de maneira errada, na minha opinião é claro:


Registrado!

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Rodoanel: obras no trecho Norte causam impactos à população da região

Cerca de 5 mil famílias serão removidas da capital paulista, Guarulhos e Arujá por causa da construção da estrada. O trecho norte do Rodoanel terá 44 quilômetros de extensão e vai ligar o trecho oeste à Rodovia Fernão Dias. Governo pretende reduzir em 23% o volume médio de caminhões na Marginal Tietê. 



Reportagem: Débora Freitas / CBN São Paulo.

Prefeitura não cumpre prazo de entrega de terminal Vila Nova Cachoeirinha

Matéria publicada originalmente na coluna VC Repórter do Portal Terra, a quem agradecemos.
Rampa prevista no projeto original do terminal de ônibus Cachoeirinha deveria ter sido concluída no final de 2011, mas segue no "esqueleto" de concreto
Foto: Alecir Macedo / vc repórter
Desde novembro de 2010, quem utiliza o terminal de ônibus Cachoeirinha, na zona norte de São Paulo, espera ver concluídas as obras de acesso e de modernização das plataformas. A prefeitura prometeu, à época, entregar a reforma, orçada em quase R$ 7 milhões, até o final de 2011. Mas, após mais de 1 ano e meio após o término do prazo, a construção segue inconclusa.
O projeto da obra prevê “uma série de adaptações para acessibilidade, como a instalação de um elevador e uma rampa de acesso ao terminal àqueles que trafegam pela avenida Deputado Emílio Carlos”, segundo informações da própria prefeitura. A rampa e o elevador, contudo, permanecem no “esqueleto” de concreto.
O mesmo acontece com a proposta de elevação das plataformas para facilitar o embarque nos ônibus e a instalação de piso especial para deficientes, que ainda não saíram do papel. Os únicos itens do projeto que foram entregues são a nova bilheteria, os corrimãos e o bicicletário.
Elevador anexo não está funcionando Foto: Alecir Macedo / vc repórter
Elevador anexo não está funcionando
Foto: Alecir Macedo / vc repórter
​A SPTrans alega que realiza “trabalhos de ajustes para a entrega da reforma” e que o prazo prometido não foi cumprido “em função de alterações do projeto original, durante a vigência do contrato, o que demandou novos quantitativos e readequação financeira”. O órgão não informou novo prazo de entrega. “A conclusão demandará novos recursos e será objeto de novos projetos”, respondeu a secretaria após questionamento do Terra. Mesmo assim, o projeto, conforme garante a SPTrans, segue com o orçamento inicial, de R$ 6.950.169, mantido. 
Uma vez concluída, o terminal Cachoeirinha deve atender os usuários do Centro de Convivência da Juventude (CCJ) Ruth Cardoso e aos alunos EMEF Professor Gilberto Dupas, que não têm acesso direto ao terminal.
O internauta Alecir Macedo, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Cantareira é desmatada sem compensação em obras do Rodoanel

EDUARDO GERAQUE
DE SÃO PAULO
O desmatamento em curso de áreas municipais na Cantareira, por causa das obras do Rodoanel norte, está sendo feito sem a definição de qual será a contrapartida do estrago ambiental.

A obra é da Dersa, ligada ao governo do Estado. O licenciamento ambiental é feito pela Cetesb, também do governo estadual.

Tanto a cidade de São Paulo, quanto Guarulhos e Arujá, por terem áreas afetadas diretamente pelo empreendimento, têm direito a pleitear alguma recompensa, inclusive em dinheiro.

No caso da capital, a serra da Cantareira é uma região sensível do ponto de vista ambiental. O Rodoanel vai atravessar sete áreas onde existem parques municipais sendo implementados.

Dois deles, o do Itaguaçu e o do Bispo, começaram a ser ceifados pelas máquinas. A área, até agora, é pequena --menos de 1% dos 144 hectares de mata nativa que a obra vai destruir. O dano não será maior porque parte da estrada está enterrada em túneis.

Os parques do lado de São Paulo vão ser literalmente divididos pela estrada, o que causa um enorme impacto tanto para a vegetação quanto para a fauna local.

Editoria de Arte/Folhapress

Em todo o processo de licenciamento ambiental que corre na Cetesb, a agência ambiental paulista, não existe nenhum aval formal, da prefeitura paulistana, para que as matas da zona norte sejam derrubadas.

A funcionária pública que alertou o problema ao atual secretário Ricardo Teixeira (PV), por meio de um relatório interno ao qual a Folha teve acesso, está exonerada do serviço público.

No texto, técnicos antigos secretaria, ouvidos pela reportagem sob condição de anonimato, pedem o embargo da obra do Rodoanel.

Eles dizem que não são contra a construção, mas que ela precisa ter contrapartida menos tímida ao ambiente.

O grande temor do grupo de técnicos e de vários ambientalistas é que os parques municipais da borda da Cantareira não sejam totalmente implementados pela prefeitura de São Paulo --o que deixaria a área ainda mais suscetível à invasão da cidade, que pressiona há décadas as matas nativas do local.

Quando um total de 11 parques da borda da Cantareira foram desenhados, na gestão anterior do secretário Eduardo Jorge (PV), o intuito era exatamente proteger a floresta que ainda existe em toda a serra da Cantareira.

Os parques serviriam como uma espécie de escudo ao parque Estadual da Cantareira, que está mais ao norte.

Matéria publicada originalmente na Folha de S.Paulo

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